sábado, 12 de dezembro de 2009

Livros que eu leio, leituras que me leêm

É com imenso prazer que anuncio o recebimento de meu primeiro selo!


A proposta aqui é escalar 3 livros que tenham marcado minha trajetória e depois então estar enviando a 5 blogs que me fazem viajar. Me ocuparei primeiramente dos livros e depois resolverei a questão dos blogs, já que sou ainda uma "estranha no ninho"...


1- A Insustentável Leveza do Ser, de Milan Kundera, Li esta obra a exatamente 10 anos atrás, estava entrando na faculdade de comunicação na UFRJ, o que em minha vida foi um divisor de águas. Esta leitura foi para mim cheia de sensações: angústia, tristeza, alegria, cumplicidade, sentimentos mil se misturavam ao virar das páginas, o enredo se confundia com a realidade e os momentos de leitura eram sonhos acordada. Imergi na história, conheci os lugares, vivi amizades e flertes com os personagens. Vale a pena conferir e perceber que não só o peso é insustentável, ao contrário, muitas vezez a leveza é ainda mais impossível de se manter sobre as mãos.

2- Ensaios de Amor, Alain de Botton. Este aqui foi durante muito tempo meu livro de cabeceira, o conheci em uma aula do prof. Charles Feitosa na UNIRIO, já como estudante de educação, durante a leitura deste livro percebi a singularidade complexa do ser humano, já sabendo que seria com esta complexidade que conviveria nas relações que travasse pela vida. Alain fala de amor, pensa sobre amor e dialoga sobre o amor: "É como personagem de desenho animado que corre alegre para além da borda de um penhasco e não cai até o momento em que se torna consciente de que não existe chão debaixo deles..."

3- Exercícios de Ser criança, Manoel de Barros. Essa leitura é atemporal para mim, entretanto tive meu primeiro contato na UNIRIO com a professora Carmem Sanches e sua inesquecível mala de histórias. O texto de Manoel de Barros irá tratar da infância, não de faixa etária, mas de infância, de sonhos, imaginação, poesia, despropósitos, mágica...Enfim, um enredo que não se perde no tempo, livro para ler e reler, acariciar e ouvir-lhe ao pé do ouvido, pois nunca perde a cor, o ritmo, para mim uma obra de arte.



Quantos momentos repensados ao listar estes três livros que vagavam esquecidos em minha prateleira. Devido a este abandono temporário dos mesmos peço desculpas se já não são tão estonteantes quanto sua descrição, é que o tempo, engana, engole e inventa nossas lembranças, não sei precisar se as recordações que tenho de eu-menina me pregaram uma peça, o que também não sei se vem ao caso...

Minhas indicações são:

1) Lu Russa do blog Eu leio, by Lu Russa

2) Dani Neves do blog Cravo & Canela

3) Lia do blog Quero morar em uma livraria

4) Joelma do blog Clique Neurótico

5) Valéria do blog A pausa do tempo

4 comentários:

  1. Adorei seus livros queridos. Você escolhe blogs que visitou e achou gostosos. Simples assim (: beijoca

    ResponderExcluir
  2. Oi Tábatta ! tudo bem ????

    Você fez boas escolhas de leitura !! Eu tbém gostei muito de A Insustentável Leveza do Ser , e sou simplesmente apaixonada por Alain de Botton.

    Gostei do seu blog,agora virei sempre !

    bjos

    LuRussa

    ResponderExcluir
  3. Selo??? Pra mim??????? EEEEEEEEEEEEEEEBAAAAAAAAAAA!!!!!
    Valeu Tábatta! Vou postar djá!
    Muito obrigada!
    Beijão

    ResponderExcluir
  4. Oi!
    Obrigada pela visita e pelo selinho. Vou pensar nos livros e nos blogs e depois posto. Já estou te seguindo. Beijos

    ResponderExcluir